Getting your Trinity Audio player ready...
|
A economia brasileira registrou um crescimento de 3,4% em 2024, o maior avanço desde 2021. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) foi divulgado nesta sexta-feira (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o quarto ano consecutivo de expansão do PIB, que alcançou R$ 11,7 trilhões.
O setor de serviços puxou o crescimento, com alta de 3,7%, seguido pela indústria, que avançou 3,3%. Já a agropecuária recuou 3,2%, impactada por efeitos climáticos que prejudicaram culturas como a soja e o milho.
A despesa de consumo das famílias cresceu 4,8% em relação ao ano anterior, puxada pela melhora no mercado de trabalho, pelo aumento do crédito e pelos programas governamentais de transferência de renda. A Despesa do Consumo do Governo, por sua vez, cresceu 1,9%.
No setor externo, as exportações de Bens e Serviços cresceram 2,9%, enquanto as Importações de Bens e Serviços subiram 14,7%. Os destaques da pauta de importações foram: produtos químicos; máquinas e aparelhos elétricos; veículos automotores; máquinas e equipamentos e serviços.