Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta manhã (10), a Operação Antártica, contra uma associação criminosa responsável pelo furto de 221 kits de ar-condicionado de um depósito da Secretaria de Educação do DF, localizado no Guará.
As investigações, duraram oito meses e revelaram que o grupo criminoso atuava de forma organizada, com divisão de tarefas entre seus membros. São cumpridos três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão no Guará, Vicente Pires, Itapoã e em Águas Lindas de Goiás, contra pessoas, com idades entre 29 e 39 anos.
Entre os criminosos, alguns ex-detentos, que trabalhavam como auxiliares de serviços gerais no depósito, e utilizaram o acesso facilitado ao local para cometer os furtos. Os equipamentos, compostos por condensadoras e evaporadoras, eram retirados aos poucos e vendidos em um ferro-velho. No decorrer das investigações, foram recuperados aproximadamente 50 kits
Segundo o diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DRF I), delegado Paulo Renato Fayão, todos os envolvidos já foram indiciados pela PCDF pelos crimes de associação criminosa, furto e receptação qualificados e lavagem de dinheiro. “O prejuízo causado aos cofres públicos do DF é de pelo menos R$ 390 mil. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis compradores dos aparelhos furtados”, disse.