Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), deflagrou, nesta sexta-feira (8), uma operação para desarticular uma associação criminosa especializada em aplicar golpes virtuais utilizando o nome de autoridades públicas de alto escalão e escritórios de advocacia.
A ação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Brasília, em endereços localizados no Ceará e em Pernambuco.
O nome do escritório de advocacia do governador Ibaneis Rocha, está entre os utilizados indevidamente pelos suspeitos para a prática dos crimes.
De acordo com as investigações, os golpistas induziam as vítimas a transferir quantias para a conta de uma pessoa física, sob o pretexto de pagar “custas” para o levantamento de alvarás e o recebimento de valores provenientes de supostas vitórias judiciais.
Para tornar os golpes mais convincentes, o grupo utilizava números de processos reais e se passava por advogados.
Com o inquérito policial em fase de conclusão, as investigações contaram com medidas cautelares autorizadas pelo Judiciário, permitindo a identificação dos seis integrantes do grupo criminoso. Os crimes apurados incluem falsa identidade, estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Se condenados, os autores podem cumprir penas superiores a 20 anos de prisão.
Vídeo: Divulgação/PCDF