Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª DP e com apoio operacional da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação “Carga Fantasma”. A ação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa especializada em estelionatos contra transportadoras de cargas.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, além de medidas de sequestro de valores.
As investigações começaram em junho de 2024, quando a delegacia foi acionada pelo proprietário de uma transportadora de Goiânia/GO, vítima de um golpe que resultou no desvio de uma carga de embalagens avaliada em R$ 100 mil em um posto de combustíveis em Taguatinga.
O esquema envolvia o uso de uma plataforma de anúncios de fretes, na qual transportadoras negociam serviços com motoristas autônomos. Os golpistas se passavam por motoristas interessados em cargas e, após acordarem o frete, anunciavam novamente a carga na plataforma, enganando outros motoristas que, sem saber, tratavam com intermediários.
Na cidade de destino, os criminosos simulavam a necessidade de um transbordo urgente, contratando outro caminhoneiro em postos de gasolina. Após o transbordo, desapareciam com a carga, causando prejuízos tanto para a transportadora quanto para os motoristas.
Durante as investigações, foi identificado o desvio de outra carga, desta vez de produtos de limpeza. Parte das duas cargas subtraídas foi recuperada e rastreada até um receptador localizado no Setor de Indústrias de Ceilândia/DF.
Além do receptador, foram identificados os responsáveis pelos estelionatos, que são de Uberlândia/MG.
Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), associação criminosa, receptação qualificada e lavagem de capitais.