Getting your Trinity Audio player ready...
|
Policiais civis da 16ª Delegacia de Planaltina investigam o que causou o incêndio que vitimou cinco pessoas de uma mesma família. A perícia do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi acionada, mas não identificou o motivo que causou a tragédia.
De acordo com a PCDF, os quatro institutos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) juntamente com
os investigadores da 16ª DP estão empenhados no trabalho de identificação das vítimas e determinação das causas do incêndio.
“Na madrugada desta terça-feira (13), a perícia de local foi realizada e os corpos removidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Será feita uma complementação dessa perícia de local pela equipe da Seção de Incêndio e Explosão (Sinex) do Instituto de Criminalística (IC)”.
Enquanto a causa do incêndio não é divulgada, oficialmente, pela PCDF, alguns meios de comunicação, noticiam que o incêndio pode ter sido causado por uma vela.
Tragédia com família em Planaltina comove Distrito Federal
A notícia de um incêndio em uma casa na região administrativa de Planaltina na noite da última segunda-feira (12), causou comoção no Distrito Federal.
O governador do DF, Ibaneis Rocha lamentou o ocorrido. E por meio das redes sociais anunciou que os familiares das vítimas serão assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Hoje, o DF amanheceu triste! Recebi a notícia do incêndio que atingiu uma família inteira em Planaltina, que levou à perda de cinco vidas”.
Também sensibilizado pela tragédia, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB) cancelou a sessão ordinária que estava prevista para ocorrer na tarde de ontem (13).
“Esse lamentável acontecimento nos causou grande comoção. A decisão visa respeitar o luto e externar nossos sentimentos às famílias afetadas pelo trágico evento”.
O distrital também prestou suas condolências nas redes sociais.
A tragédia também abalou os militares que estiveram na ocorrência. Por meio de nota, o CBMDF, informou que eles receberam atendimento especializado.
“O Centro de Assistência Bombeiro Militar, unidade do CBMDF responsável pelo atendimento psicológico de nossos Bombeiros Militares também foi acionado e presta atendimento às equipes que realizaram o socorro”.
A corporação também prestou suas condolências diante da fatalidade.
“O Comando do CBMDF se solidariza com os familiares, amigos e vizinhos das vítimas, rogando que Deus em sua infinita bondade conforte a todos”.
Amparo aos familiares das vítimas
A Secretaria de Desenvolvimento Social, vai acolher e auxiliar os familiares das vítimas. Eles terão acesso ao auxílio funeral e ao auxílio calamidade. A Pasta também analisa a possibilidade da concessão do auxílio vulnerabilidade.
De acordo com a Sedes, o auxílio funeral é ofertado por meio do benefício eventual, modalidade auxílio por mortes, e é ofertado com intuito de reduzir as vulnerabilidades provocadas pela morte de um membro da família.
Desta forma é concedido o valor de R$ 415, chamado de enterro social, para cobrir despesas com urna funerária, velório e sepultamento.
Outro auxílio ofertado, será o calamidade, concedido o valor de R$ 408, quantia destinada para suprir as necessidades primordiais durante situações calamitosas.
Incêndio causa a morte de cinco pessoas da mesma família
Os bombeiros do 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Planaltina foram acionado por volta das 23h, da última segunda-feira (12), para conter as chamas de um incêndio em uma casa localizada às margens da DF 230, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da CAESB, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
A corporação relata que ao chegar no local, as equipes encontraram um incêndio em habitação construída em madeira e lona, com chamas generalizadas e colapso estrutural. As pessoas que estavam no local relataram aos militares que havia vítimas no interior do imóvel.
Mesmo com os esforços dos bombeiros, em conter as chamas de forma rápida, não houve a possibilidade de salvamento.
Depois que as chamas foram apagadas, os bombeiros encontraram em meio aos destroços da casa, os corpos de cinco pessoas, da senhora Ione da Conceição de 47 anos; Eulália Narim da Conceição Pereira, 5 anos, filha de Ione; Katheleen Vitoria da Conceição Silva, 14 anos, neta de Ione; Marybella Marinho da Silva, 9 anos, neta de Ione e Sophya Hellena Conceição Costa, 8 anos, neta de Ione.
Uma equipe de apoio psicológico do SAMU prestou atendimento aos familiares.
Francine Marquez
Foto: CBMDF