Sucesso News

01/07/2022 07:21

Início » Operação Fiat Lux da Polícia Federal descobre que 3.300 viaturas do Exército foram clonadas.

Operação Fiat Lux da Polícia Federal descobre que 3.300 viaturas do Exército foram clonadas.

A Operação Fiat Lux da Polícia Federal constatou um suposto esquema de clonagem de veículos no Detran envolvendo 95 servidores do órgão.

Na investigação, foi descoberto que dez mil veículos foram clonados sendo 3.300 do Exército Brasileiro. No total, as fraudes geraram um prejuízo de R$ 500 milhões.

“O veículo sai da fábrica e recebe um número de chassi, aí entra no banco de dados do Renavam [Registro Nacional de Veículos Automotores]. Contudo, quando o veículo é vendido, exportado, ou adquirido pelo Exército, por exemplo, a alimentação com dados ao Renavam é interrompida. Ou seja, os criminosos usam essa brecha para obter o número dos chassis e usam eles para ‘esquentar’ [legalizar] outros veículos, em alguns casos roubados”, explicou o delegado da PF Elmer Coelho Vicenzi citado pela Folha de São Paulo.

Dos 95 servidores, 85 eram do estado de São Paulo e o Detran de SP afirmou ter afastado todos os servidores. Além dos profissionais, também foram inativados 20 despachantes e suspensos os serviços de uma empresa responsável por realizar laudos de vistoria para o órgão, segundo a mídia.

Ao todo, cinco pessoas foram presas até o momento e carros de luxo, dinheiro e documentos também foram apreendidos. A PF informou que o Exército ajudou a identificar as viaturas operacionais emplacadas indevidamente.

Fonte: Sputnik

Notícias relacionadas