Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, à 0h desta quinta-feira (14), a Operação Proclamação da República, que segue até as 23h59 do próximo domingo (17), em todo o o país.
Durante a ação, a PRF intensificará a fiscalização do uso do cinto de segurança, equipamento obrigatório para todos os ocupantes do veículo, incluindo os passageiros do banco traseiro.
Este ano a Polícia Rodoviária Federal está incorporando tecnologias de monitoramento ao seu esforço operacional diário. Equipamentos eletrônicos como binóculos modernos, serão utilizados, permitindo que os agentes enxerguem ainda mais longe.
É o caso da conduta de não usar o cinto de segurança que pode ser fiscalizada com o acompanhamento das imagens geradas por câmeras instaladas em pontos fixos, como postes ou estruturas das praças de pedágio.
De acordo com o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a desobediência à norma é uma infração grave, com multa de R$ 195,23, perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também é retido até que todos coloquem o cinto.