Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (30) o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024, contemplando cerca de 5,3 milhões de contribuintes, incluindo 47 mil do Rio Grande do Sul. O valor total a ser desembolsado é de R$ 6,87 bilhões, com os depósitos sendo efetuados ao longo do dia na conta ou chave Pix informada na declaração.
Diferente dos lotes anteriores, a maior parte deste lote é destinada a contribuintes que não possuem prioridade legal no reembolso, com 4,9 milhões de restituições que não cumprem nenhum requisito para o recebimento antecipado. No entanto, devido às enchentes ocorridas no sul do país em maio, os contribuintes do Rio Grande do Sul foram incluídos na lista de prioridades.
Em relação a lista de prioridades, 261 mil contribuintes informaram chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida, 84 mil contribuintes entre 60 e 79 anos, 47 mil gaúchos afetados pelas enchentes, 27 mil profissionais do magistério, 15 mil idosos acima de 80 anos e 7 mil pessoas com deficiência ou doença grave.
Os contribuintes podem consultar se estão incluídos no lote por meio da página da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones. Se a restituição não for depositada na conta informada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano, podendo o contribuinte agendar o crédito em outra conta bancária.
Crédito: Shutterstock