Getting your Trinity Audio player ready...
|
Normalmente, as coisas não são fáceis pra gente, pois, enfrentamos tantos problemas no dia a dia! E mesmo superando muitos deles, às vezes, somos alvos de críticas, muitas delas maldosas e infundadas, nos deixando irritados e, não raro, desanimados.
É importante que saibamos avaliar as críticas que recebemos. Primeiramente identificando de onde vieram e quem as fez, separando as construtivas das destrutivas. Se soubermos identificá-las, poderemos utilizá-las em benefício do nosso crescimento interior e profissional.
Assim, não nos zanguemos com nosso chefe, com algum nosso familiar, ou mesmo com nossos amigos só porque nos chamaram a atenção, sem antes avaliarmos com sinceridade a nossa conduta. Podemos estar errados, por que não? Somos seres humanos!
Se aprendemos a gostar dos elogios e até de procurá-los, devemos também aprender a receber críticas com humildade e paciente compreensão. O lucro será sempre nosso.
E não há motivos para desânimo ou tristeza. Não é raro, alguém que nos critica com respeito e carinho estar, de certa forma, nos fazendo um favor, pois, são críticas construtivas. E, quantas vezes, uma pessoa que nos critica mostra um lado da situação que não havíamos percebido?! E isso nos abre os olhos para agirmos melhor.
A partir deste sábado, tentemos ser mais tolerantes com as críticas. Com inteligência, utilizemos as construtivas em nosso benefício, e, com sabedoria, descartemos as destrutivas.
Há braços!
Raul Canal