Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quem se alegra com o que tem nunca está triste. O inconformado com o que tem, está sempre querendo mais, e passa a ver seus desejos numa miragem permanente e nunca os alcança. Vive triste e, não raro, se desespera.
Muitas pessoas são assim, correm atrás do que não têm e desprezam o tesouro que têm ou que está ao seu alcance. A pessoa sábia é aquela que aprende a saborear a vida com tudo o que ela dá e tem, e não com o que ela sonha ou gostaria que a vida fosse ou tivesse.
De tudo o sábio tira proveito e se faz aprendiz e ouvinte, atento para captar o que de mais importante vai acontecendo em sua vida. E desta forma em tudo vai vendo o seu verdadeiro significado. Não há nada que para ele seja banal ou pareça sem sentido.
O olho e o coração do sábio estão voltados continuamente para o que no momento é possibilidade concreta e não para o que é simples desejo ou que não esteja ao alcance das mãos. A pessoa sabia é um artista sem querer sê-lo.
O sábio, ao invés de ficar lamentando pelo que não possui, põe mãos à obra em uma tarefa menor, limitada na forma humilde em que ela se apresenta, e tira dali sentido e direção para dignificar a sua existência. Seu prazer e alegria vem do saber aproveitar o pouco que tem e que lhe é dado a cada instante de sua vida.
Que tal, a partir desta segunda-feira tentarmos aprimorar nossa sabedoria e aprendermos mais a tirar proveito de tudo que Deus, sabiamente, colocou ao nosso alcance?
A gente consegue sim!
Há braços!
Raul Canal