Getting your Trinity Audio player ready...
|
O número de mortes no Rio Grande do Sul subiu para 83, no estado 111 pessoas estão desaparecidas, há 276 feridos. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil do estado, na manhã desta segunda-feira (6).
Quase 850 mil pessoas em todo estado foram impactadas até o momento pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a semana passada.
As enchentes fizeram com que 134.331 pessoas tivessem que abandonar suas casas, 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 alojadas em abrigos.
Dos 497 municípios gaúchos, 345 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às tempestades.
O governo do Rio Grande do Sul divulgou que seis barragens estão em situação de emergência com risco iminente de ruptura. Na quinta-feira da semana passada, a barragem 14 de julho, localizada entre as cidades gaúchas de Cotiporã e Bento Gonçalves, rompeu parcialmente.
Está previsto que na quarta-feira uma frente fria, vindo da Argentina, chegue ao Rio Grande, ocasionando a queda de até 10ªC nas temperaturas.
Ajuda para o Rio Grande do Sul
Estados brasileiros estão enviando reforço para o Sul. No Distrito Federal, equipes do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estão no estado para ajudar nas ações de resgate e buscas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está arrecadando doações, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis, para as vítimas das tempestades. As doações podem ser feitas nas bases aéreas de Brasília (DF),
Por meio de redes sociais, os governos do Uruguai, da Argentina e da Venezuela, manifestaram a intenção de ajudar o Brasil, em especial, o Rio Grande do Sul.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Francine Marquez