Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), realiza no dia 24 de março o Dia “D” de combate à tuberculose. A data reforça a importância do combate à doença que ainda representa um desafio para a saúde pública. Na ocasião, será lançada a Campanha “Tuberculose: Tem prevenção, tem tratamento e tem cura” nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Noroeste (às 8h30) e Itaipu (às 14h), em Goiânia, com ações de conscientização e atendimento à população, uma parceria entre a SES e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Para fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose durante o mês de março, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mês de conscientização sobre a doença, a SES realiza campanhas, busca ativa de casos e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do aumento no número de casos, Goiás mantém um dos menores coeficientes de incidência entre os estados brasileiros, ocupando a terceira menor posição. Em 2023 foram registrados 1.182 casos, em 2024 foram 1.077 e neste ano, são 132 casos registrados.
Além disso, a SES, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Goiás, realiza nesta quinta-feira (21), das 8h às 17h30, um curso de atualização sobre tuberculose para profissionais da saúde, abordando desafios e avanços no diagnóstico e no manejo de casos graves.
“Temos avançado na adesão dos profissionais de saúde para o diagnóstico da doença por meio das capacitações realizadas nos municípios. O diagnóstico e a adesão do paciente ao tratamento são essenciais para reduzirmos o número de casos e óbitos em Goiás”, reforça o coordenador do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES, Emílio Alves Miranda.
A transmissão da tuberculose ocorre por via respiratória, por meio da inalação de aerossóis produzidos pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que não estão em tratamento. A vacinação com a BCG ajuda a prevenir formas graves da doença, mas não garante 100% de eficácia na prevenção da tuberculose pulmonar. No calendário vacinal, a BCG é destinada a crianças de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para adultos, a prevenção ocorre por meio do tratamento da infecção latente, quando a doença ainda não se manifestou.