Sucesso News

01/07/2022 08:26

Início » Conversei com a Ameca, robô humanoide exibida na CES 2022

Conversei com a Ameca, robô humanoide exibida na CES 2022

Apresentada como “a mais avançada robô com verdadeira forma humana”, Ameca chega a assustar pelo realismo, mas ainda não se conecta à internet.


Ameca é uma robô humanoide que esteve em exibição na CES 2022, feira de eletrônicos que se encerrou na sexta-feira (7). Estive presencialmente em Las Vegas e conversei com a robô, que chama a atenção pela sua capacidade de resposta e gestos. Desenvolvida pela startup britânica Engineered Arts, ela combina inteligência artificial e machine learning para interagir de forma natural com qualquer pessoa que fale inglês — o que chega a ser um pouco assustador.

Meu primeiro impulso foi pedir que ela contasse uma piada. Em relação a esse tipo de interação, ela funciona de forma similar a assistentes virtuais como Alexa e Siri, por exemplo. O que mais impressiona é, na verdade, a sua capacidade de identificação visual e até mesmo memória. Ela pode dizer a cor da roupa de quem está na frente dela, ou identificar se há muita ou pouca gente por ali. Ameca também percebe que está ouvindo música sem que seja necessário um estímulo.

Assustador foi quando ela, de forma espontânea, comentou sobre as roupas de três pessoas que passavam por ali. Eu havia perguntado se ela sabia onde estava, e a resposta foi “sim, mas quem são aqueles homens com jaquetas brilhantes?”. Após alguns minutos e várias perguntas sobre outros assuntos, as mesmas pessoas voltaram, e ela disse “ali estão os homens com jaquetas brilhantes novamente”.

Ameca tem câmeras nos olhos, microfones nos ouvidos e um alto-falante no peito — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Notícias relacionadas