Sucesso News

01/07/2022 10:23

Início » Cientistas desenvolvem primeiro display OLED flexível impresso em 3D

Cientistas desenvolvem primeiro display OLED flexível impresso em 3D

A tecnologia consiste em diodos feitos de material orgânico que emitem a própria luz

Pesquisadores da Universidade de Minnesota foram os primeiros a criar, totalmente a partir de impressão 3D, um display flexível de tecnologia OLED.

A tecnologia consiste em diodos feitos de material orgânico que emitem a própria luz. A novidade foi revelada em estudo foi publicado na última sexta-feira (7) na revista científica Science Advances.

Telas OLED têm se tornado populares por serem mais finas, leves e flexíveis, além de terem baixo consumo de energia e de oferecerem um ângulo de visão mais amplo e maior contraste.

Elas podem estar presentes tanto em dispositivos maiores, como televisões e monitores, como em aparelhos menores — smartphones, por exemplo.

A tecnologia por trás dessas telas é baseada na conversão da eletricidade em luz, a partir de camadas de material orgânico.

Os diodos, ao serem estimulados por um campo eletromagnético, emitem luz individualmente, nas cores azul, vermelho e verde — que, combinadas, permitem a formação de cores fiéis e do preto puro.

Neste estudo, os cientistas imprimiram seis camadas orgânicas que resultaram no display OLED. Ele tem 64 pixels e menos de 4 centímetros de comprimento e largura.

“Displays OLED costumam ser produzidos em instalações grandes, caras e extremamente limpas. Queríamos ver se poderíamos condensar tudo isso e imprimir uma tela OLED na nossa impressora 3D, que foi personalizada e que custa quase o mesmo que um Tesla Model S”, disse Michael McAlpine, um dos autores do estudo e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Minnesota, em comunicado à imprensa.

Notícias relacionadas