Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, deflagrou nesta manhã (30) a terceira fase da Operação Saturação, com o objetivo de desarticular um dos setores da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Nesta etapa, foram cumpridos 90 mandados judiciais, dos quais 47 eram de prisão temporária, direcionados tanto a suspeitos que estão nas ruas quanto àqueles já recolhidos no sistema prisional do DF. Os 342 policiais mobilizados na operação também cumpriram 43 mandados de busca e apreensão em celas das unidades prisionais e em residências ligadas aos integrantes da organização.
As operações ocorreram em diversas regiões, incluindo Planaltina, Riacho Fundo II, São Sebastião, Guará, Sobradinho, Sobradinho II, Recanto das Emas, Ceilândia, Itapoã e Cidade Estrutural, além de municípios do Entorno do DF, como Águas Lindas, Novo Gama, Luziânia e em Mogi das Cruzes, em São Paulo.
As investigações revelaram que os membros da organização criminosa estavam envolvidos em tráfico de drogas, crimes patrimoniais e crimes violentos. Também foi constatado o recrutamento de novos integrantes para fortalecer a estrutura do grupo e expandir suas operações na Capital Federal.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes previstos na Lei 12.850/2013, que trata da promoção, constituição, financiamento ou integração em organização criminosa. As penas podem ser agravadas, com possibilidade de superarem os 13 anos de reclusão.