Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir da próxima quarta-feira (11), todas as 931 linhas de ônibus do Distrito Federal passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico, ou seja, não será mais possível realizar o pagamento com dinheiro em espécie.
Os usuários do transporte público do DF deverão utilizar os cartões de débito ou crédito, cartões de transporte, Mobilidade e Vale-transporte, ou bilhete avulso, por meio de QR Code.
Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) com o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades, Estudantil, PCDs e Sênior, também continuam sendo aceitos.
O sistema 100% digital nas linhas urbanas do transporte público coletivo do DF começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas.
Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos, e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Francine Marquez