Sucesso News

04/07/2022 23:37

Início » Forças russas abrem fogo e atacam usina nuclear

Forças russas abrem fogo e atacam usina nuclear

Um incêndio ocorreu em um prédio de treinamento do lado de fora da maior usina nuclear da Europa durante intensos combates entre forças russas e ucranianas, disse o serviço de emergência estatal da Ucrânia nesta sexta-feira.

Um porta-voz da usina nuclear de Zaporizhzhia disse à RIA que os níveis de radiação de fundo não mudaram. A segurança contra radiação foi garantida, disse o diretor da fábrica à TV Ukraine 24.

Houve combates ferozes na área a cerca de 550 quilômetros a sudeste de Kiev, disse o prefeito da cidade vizinha de Energodar em um post online. Ele disse que houve vítimas, sem dar detalhes.

“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de edifícios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse o prefeito Dmytro Orlov em seu canal Telegram. Ele não deu detalhes.

Os primeiros relatos do incidente na usina de energia fizeram os mercados financeiros da Ásia dispararem, com as ações caindo e os preços do petróleo subindo ainda mais.

A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, cerca de 100 km ao norte de Kiev, que expeliu lixo radioativo em grande parte da Europa quando derreteu no pior desastre nuclear do mundo em 1986. Alguns analistas observaram que a usina de Zaporizhzhia é de um tipo diferente e mais seguro para Chernobyl.

“O exército russo está atirando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa”, escreveu o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, no Twitter.

A Rússia chama suas ações na Ucrânia de “operação especial” que não é projetada para ocupar território, mas para derrubar o governo democraticamente eleito, destruir as capacidades militares de seu vizinho e capturar o que considera nacionalistas perigosos. Ele nega ter como alvo civis.

 

Fonte: Reuters

Notícias relacionadas