Sucesso News

01/07/2022 07:38

Início » Biden diz que os EUA está com o povo ucraniano

Biden diz que os EUA está com o povo ucraniano

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aplaudiu de pé o povo ucraniano nesta terça-feira em um discurso do Estado da União que ele reescreveu para atacar o presidente russo, Vladimir Putin, pelo que chamou de sua “invasão não provocada e premeditada”. da Ucrânia.

“Deixe cada um de nós se você puder ficar de pé, fique de pé e envie um sinal inconfundível para a Ucrânia e para o mundo”, disse Biden.

Muitas vezes polarizados em linhas partidárias, democratas e republicanos se levantaram para aplaudir seu apoio à Ucrânia, muitos agitando bandeiras ucranianas e torcendo na Câmara dos Deputados pelo primeiro discurso formal do Estado da União de Biden.

Em um desvio de seus comentários preparados, Biden disse sobre Putin: “Ele não tem ideia do que está por vir”.

A invasão da Ucrânia pela Rússia testou a capacidade de Biden de responder rapidamente aos eventos sem enviar forças americanas para a batalha.

Os Estados Unidos e seus aliados lançaram sanções devastadoras contra a economia e o sistema financeiro da Rússia, o próprio Putin e seu círculo íntimo de oligarcas. Mais sanções estão sendo planejadas.

A crise forçou Biden, cuja retirada caótica do Afeganistão no ano passado atraiu amplas críticas, a reformular o discurso para se concentrar em unir os americanos em torno de um esforço global para punir Moscou e apoiar Kiev.

Ele lançou fortes críticas a Putin em seus comentários, dizendo que o líder russo havia calculado mal como os eventos se desenrolariam e que agora “a economia da Rússia está cambaleando e Putin é o único culpado”.

“Ele pensou que poderia rolar para a Ucrânia e o mundo rolaria. Em vez disso, ele encontrou um muro de força que nunca imaginou. Ele conheceu o povo ucraniano”, disse ele. “Do presidente Zelenskiy a cada ucraniano, seu destemor, sua coragem, sua determinação, inspira o mundo.”

PREMEDITADO E NÃO PROVOCADO

Biden disse que Putin ignorou os esforços para evitar a guerra.

“A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços da diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir aqui em casa”, dirá Biden. “Putin estava errado. Estávamos prontos.”

Biden anunciou que os Estados Unidos se juntarão a outras nações na proibição de voos russos do espaço aéreo americano. consulte Mais informação

Em uma demonstração de apoio à Ucrânia, a primeira-dama Jill Biden teve como convidada no discurso a embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, que viajou na comitiva de Biden da Casa Branca ao Capitólio.

Fonte: Reuters

Edição: Júlio César de Oliveira

Notícias relacionadas