Sucesso News

01/07/2022 08:35

Início » Parlamentares dos EUA pressionam Biden a ajudar na transferência de aeronaves europeias para a Ucrânia.

Parlamentares dos EUA pressionam Biden a ajudar na transferência de aeronaves europeias para a Ucrânia.

De acordo com o Reuters, os parlamentares dos Estados Unidos pressionaram o governo do presidente Joe Biden nesta segunda-feira a facilitar a transferência de caças da Polônia e outros países da Otan e do Leste Europeu para a Ucrânia, após um apelo no sábado do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy.

A Casa Branca disse que não se opõe ao envio de aviões para a Ucrânia, mas vê desafios logísticos para isso.

O presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Bob Menendez, escreveu ao secretário de Estado Antony Blinken e ao secretário de Defesa Lloyd Austin pedindo que Washington se comprometa a substituir quaisquer jatos doados, por aeronaves ocidentais atualizadas, inclusive por meio de financiamento e empréstimos concessionários, bem como preços subsidiados.

Zelenskiy fez um “pedido desesperado para que os países europeus forneçam aviões fabricados na Rússia” para a luta da Ucrânia contra invasores russos durante uma videochamada no sábado com legisladores americanos, disseram participantes da ligação.

Muitas forças aéreas na Europa Oriental voam em aviões de guerra fabricados na Rússia, e a transferência dessas aeronaves para a Ucrânia significaria que os ucranianos poderiam pilotar os aviões sem treinamento adicional.

“Apoiarei os esforços no Senado para implementar medidas para compensar nossos aliados que fornecem suas aeronaves para a defesa da Ucrânia”, escreveu Menendez.

Um porta-voz do Departamento de Estado disse que o departamento estava trabalhando com a Polônia e consultando outros aliados da Otan.

“Esta é a decisão soberana da Polônia. Não nos opomos de forma alguma à transferência de aviões da Polônia para a Ucrânia”, disse o porta-voz em um e-mail.

Autoridades do governo disseram que havia desafios logísticos tanto na movimentação de aeronaves para a Ucrânia quanto no fornecimento de aviões americanos substitutos.

“Não é tão fácil como transportar aviões”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki.

Muitos legisladores – tanto democratas quanto republicanos de Biden – apelaram a Washington para fazer todo o possível para levar aeronaves para a Ucrânia, inclusive permitindo que países que enviam MiGs russos “pulem a linha” para obter rapidamente F-16 fabricados nos EUA – feitas pela Lockheed Martin para substituí-los.

A Rússia descreve suas ações como “uma operação militar especial” cujo objetivo é desarmar a Ucrânia, combater o que vê como agressão da OTAN e capturar líderes ucranianos que chama de neonazistas.

Fonte: Reuters

Notícias relacionadas