Sucesso News

01/07/2022 10:45

Início » Prêmio Nobel da Paz, russo doa medalha para financiar refugiados ucranianos.

Prêmio Nobel da Paz, russo doa medalha para financiar refugiados ucranianos.

O jornalista russo Dmitry Muratov, co-vencedor do Prêmio Nobel da Paz do ano passado, disse nesta terça-feira que doará sua medalha do Nobel para ser leiloada para arrecadar fundos para refugiados ucranianos.

O jornal Novaya Gazeta, onde Muratov é editor-chefe, disse no início de março que removeria material sobre as ações militares da Rússia na Ucrânia de seu site por causa da censura, em resposta a ameaças de processos criminais de jornalistas e cidadãos que se desviam do linha oficial do governo. consulte Mais informação

“O Novaya Gazeta e eu decidimos doar a Medalha do Prêmio Nobel da Paz de 2021 ao Fundo Ucraniano para Refugiados”, disse um artigo publicado com o nome de Muratov. “Já existem mais de 10 milhões de refugiados. Peço às casas de leilões que respondam e coloquem em leilão este prêmio mundialmente famoso.”

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chamou de operação especial para degradar as capacidades militares de seu vizinho do sul e erradicar pessoas que chamou de nacionalistas perigosos.

As forças ucranianas montaram forte resistência e o Ocidente impôs sanções abrangentes à Rússia em um esforço para forçá-la a retirar suas forças.

Muratov e Novaya Gazeta, um jornal crítico do Kremlin, disseram que cinco coisas precisam ser feitas imediatamente: “Parar de combater o fogo, trocar prisioneiros, libertar os corpos dos mortos, fornecer corredores e assistência humanitária e apoiar os refugiados”.

Muratov, que ganhou o prêmio junto com Maria Ressa, das Filipinas, cofundadora do site de notícias Rappler, dedicou seu prêmio Nobel no ano passado a seis jornalistas do jornal que foram assassinados por seu trabalho.

Fonte: Reuters

Notícias relacionadas