Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Zoológico de Brasília recebeu uma nova moradora, Helena, uma jovem fêmea de Cateto (Pecari tajacu), que foi entregue de forma voluntária pelos antigos tutores ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Helena foi criada desde filhote como animal doméstico, porém, com o passar dos tempos começou a apresentar sinais de agressividade, o que motivou os tutores a entregá-la ao Ibama.
Depois de um período de quarentena, Helena se juntou a dois companheiros de espécie: Pumba e Pepa, um casal de catetos que já viviam no Zoológico de Brasília. Agora, o trio divide um recinto especialmente preparado para eles, onde podem socializar e viver em segurança.
O diretor-presidente do Zoo, Wallison Couto ressalta a importância de respeitar as leis ambientais e lembra que a posse de animais silvestres sem autorização é crime.
“A história de Helena é um exemplo dos desafios enfrentados na luta contra a posse ilegal de animais silvestres, que muitas vezes resultam em maus-tratos, já que esse animal não vive na condição em que deveria”.
Por ser um animal com sinais de domesticação, Helena nunca poderá retornar à natureza.
Francine Marquez
Foto: Divulgação/Zoológico de Brasília