Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir de hoje, pais e responsáveis já podem acessar a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança pelo aplicativo Meu SUS Digital. A ferramenta permite acompanhar, o histórico de vacinas, com previsão para as próximas doses e envio de notificações com lembretes para a hora de vacinar a criança. Os dados serão lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde .
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a novidade vai facilitar o dia a dia das famílias e fortalecer o cuidado infantil.
“São duas novidades que vêm com a caderneta digital, duas grandes vantagens para os pais. A primeira é o simples fato de ela existir: aquela situação em que o pai ou a mãe chega à unidade de saúde ou à escola e esquece a caderneta física, agora está resolvida — ela estará disponível no aplicativo. A outra é que a caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço”, explicou Padilha.
A versão digital da caderneta não subsistiu a versão física que vai continuar a ser distribuída nas unidades de saúde.
A Caderneta Digital também reúne orientações sobre alimentação, amamentação, prevenção de acidentes e outros cuidados com a criança. O acesso é feito pelo aplicativo Meu SUS Digital e exige conta ativa no Gov.br tanto do responsável quanto da criança.