Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Torre Digital foi palco da 3ª edição do Brasília Bike Camp, o maior evento de bikers da América Latina, foi um ponto de encontro para os amantes das duas rodas, do Distrito Federal. O evento fez parte das celebrações do 64 anos de Brasília.
No sábado (20), no primeiro dia de competição, o forte do evento foi a inclusão no ciclismo, por meio do Projeto Deficiente Visual na Trilha (DV na Trilha). Os ciclistas estiveram na pista no Setor Taquari, e uniram adrenalina, superação e união.
O vencedor na categoria masculina foi Pedro Willian, de 22 anos. Ele nasceu com retinose, que afetava seu campo de visão, mas ainda conseguia pedalar sozinho pelas ruas do Distrito Federal. Durante a pandemia, o jovem perdeu grande parte do campo de visão e entrou no DV na Trilha para continuar pedalando.
“Fiquei muito surpreso com esse resultado. Agradeço ao meu piloto Ronan Figueiredo pela parceria e pelo excelente resultado. Fazia um bom tempo que não pedalava, então essa vitória foi espetacular. A sensação de estar no Brasília Bike Camp é única”, afirmou o atleta, que participou das três edições da competição.
O DV na Trilha é um projeto que prepara e capacita pessoas com deficiência visual para participarem de trilhas, passeios e competições de mountain bike e ciclismo, oferecendo oportunidades de integração, inclusão social, lazer e melhoria da qualidade de vida.
Simone Cosenza, presidente do DV na Trilha, destacou a importância do Brasília Bike Camp no calendário da associação.
“É uma grande honra fazer parte desse gigantesco projeto. Os nossos ciclistas esperam ansiosamente por esse momento ao longo do ano, e nesta edição foi tudo maravilhoso. Além de realizar trilhas de passeio, também participamos de uma competição na mesma trilha utilizada pelas demais modalidades. Esse é o nosso objetivo: promover a inclusão”, comemorou.
Marcelo Moita, diretor de comunicação do Brasília Bike Camp, ressaltou que o DV na Trilha vem somando cada vez mais ao evento. “A alegria dos ciclistas do DV na Trilha é contagiante. Eles sempre chegam animados e estão mais do que convidados para a próxima edição; estão convocados”, brincou o diretor.
Entre os dias 19, 20 e 21, além das provas com os ciclistas do DV na Trilha, também ocorreram competições nas modalidades Mountain Bike, XCM e XCO Gravel e ciclismo de estrada.
Com intuito de ser mais que um evento de competição, o evento contou com uma série de atividades para toda a família, como passeio ciclístico gratuito, praça de alimentação, food trucks, espaço kids, saltos de Bungee Jump, e os shows do Biquini Cavadão e Jorge Aragão.
Francine Marquez