Getting your Trinity Audio player ready...
|
O palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson vai abrir espaço para a boa música erudita nacional no concerto Faces do Piano Brasileiro, que acontece nesta sexta-feira, 7 de junho, no projeto Sextas Musicais. A apresentação começa pontualmente às 20 horas, a entrada é franca e nem é preciso retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer ao CTJ Hall, que fica na unidade da Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul. O concerto também será transmitido ao vivo, pelo canal da Thomas no Youtube. Faces do Piano Brasileiro é a apresentação de transversalidades estéticas contidas na música popular e erudita brasileira, evidenciadas no discurso musical dos compositores brasileiros Cláudio Santoro e Luiz Eça.
No palco, Pablo Marquine, pianista e musicólogo, interpretará obras de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe. Já Diogo Monzo, pianista e improvisador, interpretará obras de Luiz Eça e Hermeto Pascoal, neste projeto que se constitui de um concerto duplo de piano solo em celebração à obra musical de dois grandes nomes da música brasileira. Claudio Santoro (1919-1989) foi um dos compositores mais polivalentes da música erudita no século XX. Ele compôs obras magistrais para piano quando esteve na Bulgária, influenciado pela natureza e também pela música popular brasileira. Luiz Eça (1936-1992), um dos maiores nomes da música popular no Brasil, foi precursor da Bossa Nova e líder do Tamba Trio, na década de 1960, no Rio de Janeiro. O compositor teve uma educação clássica ao piano na Áustria – até romper os limites estéticos pela brasilidade e inventividade de sua improvisação e composição ao piano.
Para o concerto, Pablo Marquine selecionou composições de Santoro que abrangem obras atonais e, também, influenciadas pelos ritmos e melodias brasileiras – influência direta do modernismo de Mário de Andrade e da redescoberta da música popular brasileira pela música de concerto. Diferentemente, Diogo Monzo selecionou obras de música popular de Luiz Eça e de Hermeto Pascoal – que abrangem uma variedade de influências da música popular brasileira e do samba, mas também pela música improvisada atonal.
Diogo e Pablo demonstram que as chamadas fronteiras expressas na música popular e erudita brasileira existem apenas em uma questão de conceituação. Ambos os compositores tiveram um gênio inventivo no sentido de criatividade e influência dessas estéticas. A execução dessas obras evidencia como a música popular brasileira passou a fazer parte do estilo de música de concerto de Santoro e como as técnicas musicais da música de concerto influenciaram a improvisação e a obra musical de Eça.
O concerto que será levado ao palco do CTJ já foi apresentado no Brasil, Portugal, Hungria e Itália. Em 2023, Monzo e Marquine fizeram a segunda turnê internacional e se apresentaram no Viena Summer Music Festival (Áustria), Sofia Symphonic Summit (Bulgária) e em dois concertos em Fortaleza (Brasil). Chegou a vez do público brasiliense conhecer e desfrutar desse belíssimo projeto/concerto.
Os artistas
Pablo Marquine é um músico inquieto, criativo e sensível, reconhecido internacionalmente. Ele é pianista, musicólogo, compositor e produtor musical. Iniciou seus estudos ao piano aos cinco anos de idade e teve como percurso musical instituições renomadas do Brasil, como a Escola de Música de Brasília, onde cursou o técnico em Piano Erudito, e a Universidade de Brasília, onde cursou Bacharelado em Piano, Bacharelado em Composição e, também, o Mestrado em Musicologia, no Programa de Pós-graduação do Departamento de Música. Nos EUA, Pablo Marquine se graduou no PhD em Musicologia, pela University of Florida.
Diogo Monzo é doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Selecionado entre os Top 5 no Concurso “Made in New York Jazz” foi eleito um dos melhores instrumentistas do ano de 2015 e 2018 pelo site melhores da música brasileira. É autor dos CDs “Sebastiana” e “Diogo Monzo Filho do Brasil” lançados pela gravadora “Biscoito Fino”. Autor do CD “Luiz Eça por Diogo Monzo”, uma homenagem ao pianista e compositor brasileiro Luiz Eça, lançado pela gravadora “Fina Flor”. Nos últimos anos tem participado de shows com grandes nomes da música brasileira como: Leny Andrade, João Donato, Leila Pinheiro, Delia Fisher, Gilson Peranzzetta, dentre outros. No dia 4 de dezembro de 2015, estreou na Europa, onde apresentou três concertos de piano solo na Hungria, Itália e Portugal e, no dia 21 de maio de 2016, apresentou-se pela primeira vez nos EUA, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center, junto com grandes nomes do jazz como Rufus Reid, Tommy Campbell, Philip Harper e Bobby Sanabria. Desde então, Diogo tem se apresentado com o trio, com orquestras, bandas sinfônicas, big bands, grupos, cantores, piano solo, dentre outros, pelo Brasil e em diversos países.
Serviço
O quê: Faces do Piano Brasileiro, com Pablo Marquine e Diogo Monzo
Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul
Quando: Sexta-feira, 7 de junho, às 20 horas
Quanto: entrada franca