Getting your Trinity Audio player ready...
|
No terceiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 0,9% na comparação com o segundo trimestre. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE.
O melhor resultado foi do setor de serviços, que cresceu 0,9%, seguido pela indústria, que avançou 0,6%. Já a agropecuária recuou 0,9%.
“Nos serviços, houve expansões em informação e comunicação (2,1%), outras atividades de serviços (1,7%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%), atividades imobiliárias (1,0%), comércio (0,8%), transporte, armazenagem e correio (0,6%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,5%)”, aponta o IBGE.
Na indústria, destaca-se o crescimento de 1,3% nas indústrias de transformação. Por outro lado, caíram: construção (-1,7%), eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%).
Comparado a igual período do ano anterior, o PIB cresceu 4,0% no terceiro trimestre de 2024.
“Assim como no crescimento contra o trimestre imediatamente anterior, nessa comparação interanual, destacam-se as atividades de serviços: Informação e comunicação puxados por internet e desenvolvimento de sistemas além de telecomunicações; Outras atividades de serviços influenciadas por serviços profissionais e serviços prestados às famílias e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados alavancadas pelo aumento de crédito e dos seguros”, detalha a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.
No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 3,3% em relação a igual período de 2023. Nessa comparação, a agropecuária (-3,5%) caiu, enquanto a Indústria (3,5%) e os Serviços (3,8%) ficaram no campo positivo.
A taxa de investimento no terceiro trimestre de 2024 foi de 17,6%, o que representa um crescimento em relação àquela observada no mesmo período do ano anterior (16,4%).
Foto: Daniel Costa / Agência CN